Integrantes do comitê conheceram candidatos na capital mato-grossense e em Várzea Grande
Uma equipe formada por quatro representantes do Comitê Organizador Local (COL) estiveram ontem (17) em Cuiabá para conhecer os locais que poderão se tornar Campos Oficiais de Treinamento (COT) durante a Copa do Mundo de 2014.
A agenda dos integrantes do comitê começou pela manhã, na sede da Agência da Copa no Mato Grosso (Agecopa), quando foram apresentados os projetos desenvolvidos para a competição. Como tem acontecido nas visitas de rotina do comitê nas cidades-sede, os técnicos não conversaram com a imprensa, mas fizeram muitos questionamentos aos diretores da Agecopa.
"Existe uma preocupação muito grande com relação às arquibancadas, mobilidade, como é o acesso de pedestres e veículos", disse Yênes Magalhães, presidente da agência.
Campos
A comitiva visitou quatro locais indicados para que sirvam como Campos Oficiais de Treinamento, sendo um deles na cidade vizinha de Várzea Grande, em uma localidade conhecida como Passagem da Conceição. O terreno, que possui 10 hectares e foi doado por uma construtora, é o único que está com o projeto praticamente concluído. A construção deve custar cerca de R$ 23 milhões.
À tarde, os técnicos conheceram outra área, de 60 hectares, no bairro Morada do Ouro. Lá, o projeto é mais ambicioso, com a possibilidade de se construir uma vila olímpica e um parque público. "Essa vila olímpica vai cumprir um papel para que todos os esportes, não só o futebol, tenham um espaço e possa sediar eventos nacionais e internacionais", disse Carlos Brito, diretor de Infraestrutura da Agecopa.
Na capital mato-grossense, a comitiva visitou ainda o tradicional estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha) e o campo de futebol da Universidade Federal de Mato Grosso. Os dois podem servir como campos de treinamento reserva.
A construção dos COTs é uma exigência da Fifa para a Copa do Mundo. Esses campos serão utilizados pelas seleções antes dos jogos, para que o gramado do estádio oficial --a Arena Pantanal-- seja preservado.
O COL está visitando todas as cidades que vão sediar a Copa e deve realizar um relatório apontando as adequações necessárias em cada uma delas. Até junho os relatórios das visitas às 12 cidades devem estar concluídos.
Pelo comitê da Copa, participaram da vistoria em Cuiabá o gerente de Competições e Serviços às Equipes Frederico Nantes, os arquitetos Carlos de La Corte e João Pedro Caetano e a agrônoma Maristela Kuhn.