Orçada em R$ 342 milhões, a Arena Pantanal teve ontem os primeiros dos cerca de 800 pilares de sustentação erguidos. A fixação das colunas é considerada como o início efetivo da construção do novo estádio que receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até o fim de 2012.
"Com certeza um momento para ficar na história. A cada etapa realizada, cada projeto elaborado, financiamento obtido, licitação, todas as etapas que a gente vai alcançando representam um passo importante", disse o governador Silval Barbosa, que ontem visitou o canteiro de obras. A obra é tocada pelo Consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior.
Novamente Barbosa destacou que as obras seguem seu cronograma e que o foco é o Mundial da Fifa. "Vemos que o Estado vai chegar em 2012 com possibilidades de realizar a Copa das Confederações. Mas, à sua realização nunca foi dada garantia, ao mesmo tempo nunca foi descartada", comentou. A Copa das Confederações acontece um ano antes da Copa, em 2013.
Indagado sobre a escolha do sistema de transporte para a Capital e Várzea Grande, Barbosa disse que a decisão será tomada dentro do período estabelecido. "Será definido no prazo", resumiu o governador se referindo aos próximos 30 dias para a definição.
Nesta quinta-feira, Barbosa, o novo presidente da Agecopa, Eder Moraes, e os deputados estaduais José Riva e Sérgio Ricardo viajam para a Europa. Eles irão conhecer o sistema de Veículo Leve sobre Trilho (VLT), modo de transporte coletivo de Portugal e da Inglaterra.
A intenção é conhecer melhor o modelo, que pode ser adotado no lugar do BRT (Bus Rapid Transport). Por outro lado, o governador ponderou que a escolha será feita com critério. "Estamos trabalhando dentro de um planejamento. Não vamos optar por nenhuma obra que possa atrapalhar o cronograma", afirmou.
O diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Agecopa, Carlos Brito, reconheceu que os projetos apresentados até agora são para o BRT e que a escolha de outro modal exigirá estudo próprio. "Mas os corredores são os mesmos", destacou. Brito lembrou ainda que as desapropriações de imóveis residenciais e comerciais têm início em maio, tendo como os primeiros alvos as intervenções de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
As construções serão nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil, na Capital, e da FEB, em Várzea Grande. O governo do Estado já finaliza o decreto de utilidade pública dos imóveis nos arredores das intervenções previstas pelo Dnit.
ESTRUTURA - A Arena Pantanal ocupa uma área de 307 mil metros quadrados contendo arena multiuso, restaurantes, choperia e edificações de apoio. Sua capacidade será para 42,5 mil pessoas, além de estacionamento com 15 mil vagas, 24 guichês, 14 portões e 72 catracas eletrônicas, entre outros. Uma das principais características do projeto é a arena flexível, ou seja, cobertura e arquibancada superior dos setores norte e sul terão estrutura metálica desmontável.
De acordo com o engenheiro da Agência, Marcelo Oliveira, os pilares erguidos ontem têm 12 mil quilos e 13 metros de altura. No canteiro, o ritmo de trabalho foi acelerado com o início do período de estiagem. A construção da Arena conta com cerca de 350 funcionários.
Fonte:JOANICE DE DEUS